http://www.taulp.pt/


HISTORIAL

Decorria o ano de 1988, momento em que um pequeno grupo de estudantes da Universidade Lusíada do Porto constituiu inicialmente um Grupo de Fados. Partilhando um gosto especial pela música, pela boémia e pelas tradições académicas, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto é fundada a 22 de Março de 1991, estreando-se oficialmente na Universidade Lusíada de Lisboa nesse mesmo dia.

Foi em 1992 que a TAULP realizou o primeiro “Lusíada - Festival de Tunas". Desde então, nas várias edições deste festival, já participaram tunas de todo o território nacional bem como tunas oriundas de Espanha, México, Peru e Porto Rico. Com 14 edições já realizadas, o “Lusíada - Festival de Tunas” já teve lugar em várias casas de espectáculo portuenses nomeadamente o Cinema do Terço, o Coliseu do Porto, o Teatro Sá da Bandeira e a Casa da Música.

Sempre presente nos mais diversos eventos a nível nacional, também a TAULP levou além-fronteiras um pouco da sua cultura, tendo estado presente em países como o Brasil (1993, 1994 e 2002), Espanha (1994, 1998, 2004 e 2010), Holanda (1995 e 1997) e a Suiça (2008).

A TAULP foi apadrinhada pela Tuna Universitária do Porto a 13 de Janeiro de 1993, uma Tuna de referência desde sempre, quer pela postura, quer pela qualidade musical que sempre manifestou. Fruto de uma relação de companheirismo e amizade que se foi mantendo ao longo dos tempos, a TAULP é irmanada com a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho desde 4 de Maio de 1994, passando, desde então, a considerar-se a existência não de duas mas de uma Tuna. Foi o primeiro irmanamento entre tunas portuguesas. É com orgulho, Tuna de Mérito da Estudantina Universitária de Coimbra e tem a honra de ser a Tuna Madrinha da Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto.

Gravou o seu primeiro registo áudio em 1993, uma cassete intitulada “Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto” e em 2000, o segundo, um CD intitulado “Luar da Ribeira”.

Desde o seu começo, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto tem como objectivo contagiar o maior número de pessoas com o seu espírito e a sua música, transmitindo valores como a amizade, a simpatia e a alegria, procurando elevar bem alto o nome da Universidade Lusíada do Porto e da cidade do Porto.

Essencialmente, a história da nossa Tuna é composta por um sem número de amizades nascidas, de momentos vividos, de experiências inesquecíveis, de músicas cantadas, de laços criados, de lugares conhecidos e de muitas histórias para contar.

Estar na Tuna é uma forma especial de encarar e de estar na vida.
É assim que continuaremos a viver, cantando e tocando pelo puro prazer de o fazer, pelo gosto que temos pela música e por tudo aquilo que nos une.

 

Tuna Académica da Universidade Lusíada Porto